Entorse de Tornozelo

12/07/2011 15:24

 

 ENTORSE DO TORNOZELO

 

Patomecânica e Mecânica da Lesão

          As entorses do tornozelo estão entre as lesões musculoesqueléticas mais comuns. As lesões dos ligamentos do tornozelo podem ser classificadas de acordo com sua localização ou com o mecanismo da lesão.

Entorses por Inversão

          A entorse do tornozelo por inversão é a lesão mais comum e quase sempre resulta em lesão dos ligamentos laterais, sendo o ligamento talofibular anterior o mais fraco dentre os três. Sua principal função é deter a subluxacao do talus para frente. A lesão ocorre em situações de inversão, flexão plantar e rotação interna. Os ligamentos calcaneofibular e talofibular posterior também tendem a sofrer entorse por inversão à medida que a forca aumenta. O aumento da forca de inversão é necessário para romper o ligamento calcaneofibular. Como o ligamento talofibular posterior evita a subluxacao posterior do talus, suas lesões são graves, como acontece nos casos de luxação total.

Entorses por Eversão

         A entorse do tornozelo por eversão é menos comum do que aquela por inversão. Isso ocorre, em grande parte, devido à anatomia óssea e ligamentar. Conforme mencionado, o maléolo fíbula estende-se mais para o sentido inferior do que o maléolo tibial. Isso, somado à forca do espesso ligamento deltoide, evita a eversão excessiva. Mais frequentemente, as lesões por eversão podem envolver uma fratura por avulsão da tíbia antes da ruptura do ligamento deltóide. Este também pode ser contundido nas entorses por inversão em virtude da colisão entre o maléolo fíbula e o calcâneo. Apesar do fato de as entorses por eversão serem menos comuns, sua gravidade pode fazer com que demorem mais para se recuperar do que as por inversão.

Por: Dr Alexsander Alves da Silva

Para: Luiz Fernando Garcia