Hidroterapia

 

É o conjunto de técnicas que empregam a água sob forma de banhos no todo ou em regiões específicas.

O que é:

Hidroterapia, também chamada de fisioterapia aquática ou aquaterapia é uma atividade terapêutica que consiste na reabilitação física de pacientes com diferentes tipos de distúrbios em um ambiente aquático.

A hidroterapia utiliza os recursos de piscinas, preparadas especialmente para esse objetivo, possuindo  temperatura e profundidade adequadas para este tipo de tratamento. A água utilizada é levemente aquecida causando mudanças fisiológicas nos pacientes, que auxiliam no controle de dores musculares.

Todo o tratamento é orientado por um fisioterapeuta, que utiliza objetos como pesos, bolas e arcos para estimular e acelerar a recuperação dos pacientes. A resistência provocada pela água, sua densidade, pressão e viscosidade proporcionam ao indivíduo uma recuperação prazerosa e sem dor.

Na água é mais fácil executar os exercícios físicos do que na fisioterapia comum, isso se deve ao fato do peso do paciente ser reduzido quando submerso em água.

Para que serve a Hidroterapia

A hidroterapia é indicada para indivíduos com lesões musculares, indivíduos com fraturas, com artrite, artrose ou reumatismos, problemas ortopédicos, neurológicos, psicológicos e respiratórios.

Benefícios da Hidroterapia

A hidroterapia proporciona o fortalecimento da musculatura, melhora o equilíbrio, aumenta a consciência corporal, melhora o funcionamento cardíaco, auxilia no tratamento de hematomas causados por traumas, melhora a circulação sanguínea, diminui o stress e é relaxante.

Atletas que se encontram lesionados, tem uma recuperação acelerada ao utilizar a hidroterapia como recurso terapêutico.