Acupuntura

 

 

A palavra "acupuntura" origina-se do latim, sendo que acus significa "agulha" e punctura significa "puncionar". A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.

A Medicina Tradicional Chinesa é uma forma de tratamento originária da China que foi desenvolvida ao longo de milhares de anos de prática e foi acompanhada da elaboração de teorias racionais acerca da fisiologia do organismo e do processo de adoecimento

 

2ª ACUPUNTURA

 2.1 O que pode-se tratar com acupuntura

 

Sistema Músculo-Esquelético e Reumatologia: dores ósteo-musculares, patologias miofasciais, tendinites, bursites, LER/DORT, fibromialgia, distensões musculares, coadjuvante em fraturas, dores crônicas pós-cirúrgicas, coadjuvante nas patologias do colágeno incluindo Lúpus (nas formas sistêmica e discóide), artrite reumatóide, doença de reiter, Síndrome de Sjogrem, amiloidose, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias.

 

Sistema Genito-Urinário: impotência; coadjuvante na infecção urinária, cólica nefrética; coadjuvante em orquite aguda e crônica; coadjuvante em prostatite, distúrbios menstruais (alterações de ciclo, hemorragias, amenorréia, dismenorréia); coadjuvante em anexites e miometrites, alterações benignas da mama, miomas, dor pélvica crônica, leucorréias persistentes, hipoalgesia da dor de parto, indução de trabalho de parto, náuseas e vômitos da gravidez, parto prematuro.

 

Oncologia: coadjuvante, diminuindo a dor e melhorando as condições do sistema imunológico.

 

Sistema Circulatório: hipertensão arterial essencial, arritmias supra-ventriculares; coadjuvante nas varizes de membros inferiores.

 

Sistema Respiratório: asma, bronquite, infecção de vias aéreas superiores, enfisema pulmonar, amiloidose pulmonar; coadjuvante nas infecções agudas e crônicas.

 

Sistema Digestivo: dispepsias, esofagite de refluxo; coadjuvante em úlcera péptica e gastrite; coadjuvante em moléstia de Crohn e retocolite ulcerativa; coadjuvante em diarréias agudas e crônicas; coadjuvante em hepatites, sintomático na cólica biliar.

 

Sistema Nervoso: diminuição de memória, cefaléias, ansiedade, depressão; coadjuvante nas patologias degenerativas como esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, miastenia gravis, acidente vascular verebral (AVC).

 

Sistema Endócrino: hipotireoidismo, hipertireoidismo, alterações de ciclo menstrual.

 

2.2 Perguntas Freqüentes

 

Posso misturar outros tratamentos com a acupuntura?

Sim, é possível associar a acupuntura a outros tratamentos. Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia, homeopatia entre outros tratamentos são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

 

O que não se deve fazer após uma sessão de acupuntura?

Mesmo depois da retirada das agulhas, os pontos continuam sendo estimulados por mais ou menos duas horas. Por isso, durante este período, evite molhar os pontos estimulados, ter relações sexuais, tomar bebidas alcoólicas, fazer trabalhos pesados ou comer excessivamente.

 

As agulhas são descartáveis?

Sim, as agulhas utilizadas são novas e descartáveis.

 

Uma aplicação de acupuntura é dolorida?

Geralmente não, pois as agulhas são muito finas e existe uma técnica para inserí-las. Nos pontos mais sensíveis é possível apenas sentir uma leve picada como um pequeno choque.

 

Como funciona e quanto tempo dura um tratamento com acupuntura?

Depende muito de cada caso. Geralmente, problemas físicos tais como dores nos ombros e tendinite levam entre 4 a 6 aplicações. Nos casos crônicos e nos problemas emocionais utilizamos métodos adicionais. A aplicação costuma ser semanal, entretanto em casos mais graves recomendamos a frequência de duas aplicações semanais.

 

Dentro da Medicina Tradicional Chinesa são utilizadas os seguintes métodos:

 

• Acupuntura Sistêmica;

• Acupuntura Auricular

• Eletro-Acupuntura;

• Moxabustão;

• Ventosaterapia.

*Reflexologia

 

3ª ACUPUNTURA SISTÊMICA

             É uma arte marcial com mais de 6.000 anos, reconhecida pela O.M.S, como complemento na clinica médica oriental. Hoje é amparada pela mais moderna tecnologia da informática. Usando agulhas apropriadas e descartáveis, em aço inox, alumínio, cobre ou mesmo ouro, laser, eletro-acupuntura, acupuntura magnética, a acupuntura sistêmica traz consigo todos os cuidados que os antigos mestres dedicavam a seus pacientes, criança ou adulto. Podem-se tratar praticamente todas as principais manifestações geradoras de desequilíbrio orgânico. A Terapêutica Acupuntural leva o metabolismo ao equilíbrio entre as sessões com agulhas, através de pontos específicos, nos seguimentos dos canais de energia ou meridianos, desbloqueando as energias estagnadas, causadas pelos ventos, umidades, calor, frio e alimentos ingeridos em excesso ou mesmo a deficiência do mesmo.

 

 4ª ACUPUNTURA AURICULAR

            A acupuntura auricular ou aurículo-acupuntura é um dos métodos de tratamento da acupuntura que se utiliza de pontos específicos localizados no pavilhão auricular.

           A estimulação desses pontos reflete diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central e atua no equilíbrio dos canais de energia do corpo, restaurando e mantendo o fluxo energético no organismo.

           A acupuntura auricular obteve maior aceitação no ocidente graças às pesquisas e experimentos do médico Paul Nogier. Apesar de sua recente divulgação e desenvolvimento, a aurículo-acupuntura obedece os princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa. Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura auricular seria uma forma de readquirir o equilíbrio. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária, e vários outro tipos de problemas

  

 5ª ELETRO-ACUPUNTURA

 A eletro-acupuntura é o método que utiliza a energia elétrica juntamente com a acupuntura através de aparelhos específicos que são conectados às agulhas. A eletro-acupuntura serve para potencializar o tratamento em casos específicos.

A eletro-acupuntura, hoje reconhecida como método terapêutico pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem sido utilizado como medida complementar para tratar numerosos tipos de dores como enxaquecas e cefaléias em geral. Portadores de problemas de coluna, artrite e tendinite também podem se beneficiar.

 

5.1 Indicações:

 As principais indicações da eletro-acupuntura são síndromes dolorosas miofasciais, traumatismos das partes moles, neuralgias, distúrbios neuro-vegetativos e algumas afecções oncólogicas visando o alívio da dor.

• Cervicalgia, dores cervicais, torcicolos;

• Cervicobraquialgia;

• Dorsalgia;

• Dorsalgia com irradiação intercostal;

• Dorsolombalgia com irradiação abdômino-inguinal;

• Lombalgia;

• Lombociatalgial;

• Coccigodínia;

• Hérnia de disco não cirúrgica;

• Cefaléia occipital de origem tensional e cervical;

• Síndrome do ombro doloroso;

• Epicondilite e epitrocleíte;

• Tenossinovite do punho;

• Doença degenerativa do joelho (leve e moderada);

• Tendinite de patela;

• Entorse do tornozelo (leve e moderada);

• Fasciítes;

• Síndrome miofascial e fibromialgia;

• Lesões por esforços repetitivos (LER);

• Entre outros.

 

6ª MOXABUSTÃO

 A palavra "moxa" em chinês é formada por dois ideogramas que significam "longo tempo" e "fogo", portanto seria algo como "longo tempo de aplicação de fogo".

A moxabustão consiste no processo de cauterização de pequena quantidade de uma erva medicinal conhecida como Artemísia, colocada sobre certos pontos de acupuntura com produção de calor penetrante.

Ela é utilizada geralmente como complementação da acupuntura. É uma técnica que tem a finalidade de aquecer os Pontos de Acupuntura pela queima de um bastão de ervas (Artemísia Vulgaris), promovendo o relaxamento e aquecimento da circulação energética. A Moxabustão originou-se depois da introdução do fogo na vida do homem. Presume-se que enquanto se aqueciam com o fogo, as pessoas da antiguidade acidentalmente encontraram alivio, ou até mesmo desaparecimento de certas dores ou doenças quando áreas definidas da pele eram submetidas ao calor. Mais tarde as folhas de Moxa foram escolhidas como material para cauterização, visto que elas se queimavam facilmente e o calor produzido era brando e eficaz na remoção da obstrução dos meridianos e colaterais Assim foi instituída a arte da Moxabustão. Está técnica é usada para previnir e tratar desequilíbrios como: resfriado, bronquite, sinusites, falta de energia vital, impotência e depressão, etc... 

 

 7ª VENTOSATERAPIA

 O uso da Ventosaterapia e da Sangria como métodos terapêuticos se perde na História.

Técnica que através de recipientes de vidro ou plástico promove a sucção na pele e nos músculos superficiais. Esta sucção elimina as aderências entre a pele e a musculatura, ativando a circulação, descongestionando e desobstruindo assim o fluxo de energia nos meridianos. É uma terapia que conta com o uso de ventosas no tratamento de diversos males. São colocadas sobre a pele, produzindo uma pressão para drenar as impurezas do sangue que esta oxidado e intoxicado, através de uma campânula de vidro que produz um vácuo pela eliminação do ar no seu interior. Baseada na acupuntura, a ventosaterapia esta fundamentada na crença de que a resistência contra a determinados males pode ser alcançada induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em diversos pontos do nosso corpo, trazendo alem do seu poder curativo, enorme relaxa

 

8ª REFLEXOLOGIA

A Reflexologia é uma técnica específica de massagem aplicada a determinadas áreas dos pés que permite a recuperação gradativa do bem-estar. Com este método pode-se aliviar os mais variados sintomas, desde aqueles como dores musculares, enxaquecas, problemas digestivos, alérgicos, sexuais, relativos à menopausa, até aqueles de ordem emocional como as depressões, ansiedades, etc.

Na Reflexologia Podal utiliza-se a aplicação digital nos pontos-reflexos do mapa do pé. Qualquer pessoa pode se submeter a essa terapia, que pode ser excelente coadjuvante nos tratamentos médicos tradicionais. O tratamento mínimo ideal é de 10 sessões. Aqui estão alguns benefícios da Reflexologia Podal: relaxa os tecidos, músculos, tendões, nervos, facilitando o fluxo energético; ativa a distribuição de oxigênio e nutrientes no corpo; favorece a expulsão de resíduos e toxinas do sangue e linfas; aponta as zonas congestionadas através da definição do meridiano predominante; proporciona a libertação dos sentimentos contidos no músculos e órgãos contraídos; reforça o sistema imunológico; combate e reduz o estresse; aumenta a produção de endorfinas, encefalinas e serotoninas, substâncias que combatem a dor e induzem ao relaxamento, que provoca o bem-estar. A Reflexologia é um excelente antídoto do estresse.

 

Onde pode-se compra todos esses produtos relacionados com acupuntura para que possa criar um programa pela prefeitura beneficiando varias pessoas, da região.

Hoje à vários sites relacionados com a Medicina Tradicional Chinesa logo embaixo colocarei alguns deles caso o projeto seja aprovado:

www.lautz.com.br

www.bioaccus.com.br

www.nutriervas.com.br

www.terapiacia.com.br

www.mrma.com.br

Todos esses sites encontra-se os produtos para acupuntura desde produtos para eletroterapia, agulhas, ventosas, moxa, etc.

Caso ocorra o interesse que esse projeto sai do papel, e seja aprovado pela prefeitura estou colocando todos os produtos necessários para que, o mesmo tenha êxito, então seria necessário ter esses produtos:

4 eletroestimuladores DIAN-E

 Eu indico a marca NKL, que encontra-se no site www.bioaccus.com.br.

2 kits ventosa

2 LASER

Eu indico a marca da Laserline, que encontra-se no site www.bioaccus.com.br

As agulhas mais usadas, possuem vários tamanhos, por isso vou listar todas que são necessárias na pratica para tratamento que pode-se ser encontradas em qualquer site desses listados acima:

25x30mm total 5.000 agulhas

25x40mm total 5.000 agulhas

25x15mm total 5.000 agulhas

30x75mm total 5.000 agulhas

0.18mmx8mm total 4.000 agulhas

2,00mm 2.000 agulhas auricular

1,5mm 2.000 agulhas auricular

10 Caixa de moxa bastão

10 caixa de moxa cilíndrica

5 sacos de moxa em lã

Coloquei todos os materiais necessários para o uso da acupuntura, a quantidade de cada um foi tendo como base um numero de paciente de sua cidade que viram a procurar o tratamento da acupuntura, podendo ser alterado caso esteja muito acima da expectativa em relação à acupuntura.

Desde já agradeço pelo atendimento e espero seu contato para qualquer duvida ou acerto.